Manuel Amaral Netto

manuel_2A4A4779-2.jpg
 

Designer e empreendedor, Manuel Amaral Netto é daquelas figuras que fazem falta a Portugal. Juntando a sua paixão pelo design e a capacidade da produção nacional, Manuel fundou a UTIL, uma marca de mobiliário e acessórios. As peças da UTIL, desenhadas para elevar o quotidiano, encaixam-se na perfeição no tipo de casas que gostamos e seleccionamos para o The Nest. Falámos com o Manuel sobre design, a sua casa, Lisboa e o bairro onde vive:

Estante Pliè da UTIL

Estante Pliè da UTIL

Fala-nos um pouco de ti...
Sou saloio e alfacinha regressado à cerca de 5 anos a Lisboa.
Formei-me em design industrial pela ESAD das Caldas da Rainha e mestrado pela ECAL em Lausanne. Já trabalhei para diferentes escritórios de design entre Milão, Roterdão, Padova e Lisboa e mais recentemente lancei uma marca de mobiliário e acessórios, a UTIL. Paralelamente a este projecto desenvolvo outros relacionados com produto, mobiliário, interiores e desenho expositivo. Gosto de trabalhar próximo da indústria e dos artesãos, de forma a encontrar as melhores soluções para os diferentes projectos.

O que mais gostas na tua casa?
Gosto sobretudo do bairro onde estamos. É uma zona que temos vindo a aprender a gostar cada vez mais. Apesar de ser uma casa pequena, ainda temos 3 quartos, e com o pé direito bastante alto dá uma sensação de espaço, o que é muito simpático.

“Perfeita é uma casa com muita luz natural e com jardim. Uma vista desafogada seria ouro sobre azul!”

Carafe Dual da UTIL

Carafe Dual da UTIL

Vives onde?
Desde que regressei a Lisboa, que vivo no Alto de Santo Amaro.
Na altura ainda era relativamente fácil encontrar casa, mesmo assim ficámos logo com a primeira hipótese muito porque iríamos ficar perto de amigos. E foi assim que fomos conhecendo o nosso bairro e os nossos vizinhos.
Hoje em dia o bairro mudou muito. O jardim é talvez o maior privilégio do bairro. Foi todo reabilitado há um par de anos e desde então está sempre cheio de fregueses. É pequenino, mas é perfeito para trazer os miúdos no final do dia. E neste jardim já conhecemos muitos nossos vizinhos, alguns dos quais ficámos bons amigos. É também um bairro cuja população não mudou assim tanto e como tal é fácil ir ao barbeiro que nos conta como o bairro mudou em 50 anos ou à mercearia saber onde encontrar o quer que seja nas redondezas. Estamos muito contentes por termos aterrado aqui.

Manuel Amaral Netto

Manuel Amaral Netto

E se não vivesses aí, onde gostarias de viver?
Até aos 10 anos vivi em Campo de Ourique e desde sempre que tive uma ligação muito próxima por ter ainda familia que por lá vive.
Hoje em dia gostaria bastante de voltar precisamente por ser um espaço que me é muito querido e familiar. Apesar de ser um inferno para se estacionar é um bairro que tem muita oferta de jardins, cafés, mercearias e por aí fora.
Desde há dois anos tenho o meu atelier para os lados de Pedrouços e isso tem-me feito descobrir essa parte da cidade, que até então mal conhecia. E tem sido uma óptima descoberta. Toda esta zona, que se estende entre a Ajuda, a Junqueira e até mesmo uma parte do Restelo, tem alguma graça.

Porque gostas de Lisboa?
Pela sua relação com o mar e com o rio. É uma cidade com ruas pequenas e labirínticas que rapidamente abrem, ganham espaço e mostram várias perspectivas de uma cidade com uma luz virada a sul, já reconhecida internacionalmente.
Gosto muito desta zona entre a rua da Academia das Ciências e a Praça das Flores. Gosto de Alvalade e dos seus novos espaços como o Isco Pão e Vinho. Gosto muito do Museu de Etnologia no Restelo. Gosto do Rio e da Capelinha de Santo Amaro.

Banco Oyster da UTIL

Banco Oyster da UTIL

Na casa de quem gostarias de ver uma peça da UTIL?
Em casa dos meus pais!
É uma casa com interiores clássicos, como muitas outras casas portuguesas. Eu gostaria de ver as peças da UTIL nos mais variados ambientes e a casa dos meus pais seria o perfeito contexto. Gosto de imaginar que as formas puras e elementares da UTIL possam funcionar tanto em ambientes modernos como nostálgicos.

Se tem uma casa para vender, fale connosco

 
 
Estante Pliè da Util

Estante Pliè da Util

Colecção UTIL

Colecção UTIL

Manuel no seu estúdio

Manuel no seu estúdio

Loja UTIL x ISTO em Lisboa

Loja UTIL x ISTO em Lisboa

Banco Oyster

Banco Oyster

Bar Basso

Bar Basso